domingo, 25 de abril de 2010

É verdade que os ratos não podem vomitar ?

É verdade que ninguém gosta de vomitar, e os ratos não precisam conviver com este sintoma realmente desagradável.

Nos humanos, o vômito exige a ação de diversos músculos abdominais, do esôfago e do diafragma para expelir o conteúdo do estômago. Nos ratos a musculatura diafragmática é incapaz de produzir as contrações que seriam necessárias para exercer pressão sobre o estômago e provocar o vômito. Além disso, a barreira, que se situa entre o estômago e o esôfago no rato é forte o bastante para impedir que o esôfago possa se contrair.

O mais incrível é que no cérebro dos ratos falta o “centro do vômito” que nós humanos possuímos. O centro do vômito serve para ligar e coordenar os nervos e músculos envolvidos no processo. Este sistema coordenado não existe nos ratos. Por todas essas razões, os ratos também não podem arrotar!

Bom, mas sabemos que o vômito é uma forma de proteção do corpo contra uma possível intoxicação. Mas como os ratos fazem quando estão em “perigo”? Devido à limitação de ser incapaz de vômito, o rato possui os sentidos super eficientes que evitam ingerir uma substância potencialmente tóxica. Além disso, eles tem o hábito de comer sempre pequenas quantidades de um alimento, e se sentirem inicialmente qualquer sintoma de doença, evitam o alimento no futuro. Outra estratégia é comer barro, o que ajuda a vincular algumas das toxinas nos alimentos que ingerem para que eles não podem exercer os seus efeitos nocivos.

Que maldade ! Quando os ratinhos ingerem veneno, se quer podem enfiar o dedo na garganta para se livrar dele com o vômito...Ohhh!!!!

Fonte: Bukisa.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário